Como lavar cueca-slip à mão: guia passo a passo

Embora muitas roupas íntimas possam ser lavadas na máquina, a lavagem à mão é recomendada para a maioria dos sutiãs e calcinhas. Lavar roupas íntimas e sutiãs à mão costuma ser menos demorado, mais fácil e ajuda a preservar a integridade do material, principalmente em tecidos delicados e sintéticos.

As seções a seguir detalham como lavar cueca-slip e sutiãs à mão, tratar manchas e oferecem dicas extras sobre como cuidar adequadamente de tecidos específicos.

cueca-slip

COMO LAVAR À MÃO A ROUPA INTERIOR
Lavar roupas íntimas à mão é mais suave para suas roupas do que colocá-las na máquina de lavar. Também ajuda a preservar a elasticidade, as rendas e outros materiais encontrados nas peças delicadas, tornando a lavagem à mão a melhor forma de cuidar da roupa íntima.

Sinta-se à vontade para lavar à mão vários pares de cada vez. Basta manter cores e materiais semelhantes juntos.

Etapa 1: leia a etiqueta de cuidados
Comece lendo a etiqueta de cuidados da sua calcinha. Dependendo do tecido, serão recomendados diferentes detergentes e temperaturas de água.

Um detergente comum, em pó ou líquido é ótimo para a maioria dos tecidos, especialmente materiais naturais como algodão e cânhamo. No entanto, tecidos delicados como seda e tecido sintético podem reagir melhor a um detergente suave para a roupa (verifique na Amazon) para peles sensíveis.

Etapa 2: manchas de tratamento local
Antes de começar a lavar, trate todas as manchas, principalmente na região da virilha. Esfregue suavemente e aplique um removedor de manchas de tecido (confira na Amazon) no material. Certifique-se de não esfregar com muita força, pois isso pode danificar facilmente tecidos delicados.

Etapa 3: encha um balde ou pia com água e detergente
Em seguida, encha uma pia ou balde limpo com água morna e uma pequena quantidade de detergente. Ao lavar roupas íntimas de seda e de cores vivas, use água fria para preservar a integridade. Independentemente do material, evite usar água quente, pois pode tirar a cor e causar encolhimento.

Enquanto você enche a pia ou balde, misture a mistura de água e detergente em uma banheira com sabão. Ao usar detergente em pó, certifique-se de que esteja completamente dissolvido.

Etapa 4: adicione roupa íntima à água e mergulhe
Agora finalmente é hora de colocar suas roupas íntimas na água com sabão. Em seguida, aperte suavemente a calcinha, forçando a água com sabão a passar várias vezes pelo material. Quando estiver satisfeito, deixe-os de molho na pia ou balde por até 30 minutos.

Etapa 5: enxágue com água morna
Depois de deixar a roupa íntima de molho pelo tempo adequado, enxágue-a bem com água morna. Para fazer isso, você tem duas opções. Primeiro, você pode reabastecer o balde ou pia com água limpa e fresca, mergulhar a roupa íntima e espremê-la várias vezes até que fique bem enxaguada.

Ou, se sua pia tiver um bico de pulverização, você também pode colocá-los em algum tipo de peneira e borrifá-los com água doce até enxaguar bem.

Etapa 6: remova o máximo possível de excesso de água
Após enxaguar a calcinha, aperte suavemente o material e retire o máximo de água que puder. Tome cuidado para não torcer ou esticar demais o tecido, pois isso pode facilmente causar danos, principalmente em peças delicadas. Em seguida, enxugue-os com uma toalha limpa e remodele a estrutura.