Evolução do fantasia lider de torcida de líder de torcida e um guia para escolher o traje perfeito para líder de torcida.
A torcida é uma parte da cultura pop americana por excelência. A torcida tem suas origens no final do século 18, onde a torcida era um sinal de rebelião dos estudantes do sexo masculino. Foi somente durante a década de 1920 que as líderes de torcida se tornaram mais populares entre as meninas nas escolas e faculdades.
De apenas um recurso de entretenimento no intervalo de eventos esportivos, a Cheerleading agora é um esporte com acrobacias, saltos, quedas, ginástica e dança. Tudo isso se combina como uma mistura inebriante de habilidade, camaradagem, competição e entretenimento.
As universidades americanas que têm suas equipes de líderes de torcida para torcer pelo futebol, basquete, vôlei e futebol também são mais frequentemente vistas competindo com as líderes de torcida do time adversário.
Líder de torcida vs. Dança
Então, quão diferente é a Cheerleading em relação à Dança?
Existem muitos aspectos que se sobrepõem a ambas as formas e, ao mesmo tempo, são diferentes em vários aspectos. Pode-se dizer com segurança que a dança ou os movimentos de dança fazem parte da Cheerleading.
A dança tem muitas formas – Jazz, Ballet, Hip Hop, Cha Cha, Foxtrot, Ballroom, Salsa, a lista é interminável. A torcida, por outro lado, trata principalmente de acrobacias, saltos, ginástica, levantamento de peso e um pouco de dança. As equipes de líderes de torcida costumam apresentar desempenhos em intervalos, laterais e touchdowns.
A dança é frequentemente considerada uma forma de arte graciosa, enquanto a torcida é uma demonstração combinada de energia e habilidade, marcada com movimentos bruscos. Estes movimentos têm de facto alguns termos interessantes como lançamento de cesto, castiçais, captura de berço ou mesmo homem morto.
Também é seguro presumir que a torcida é uma ocorrência sazonal, com equipes de líderes de torcida se unindo para praticar seus movimentos e formações antes do jogo principal, enquanto a dança é um compromisso para o ano inteiro. O espírito competitivo é o mesmo em ambas as modalidades e o torna uma parte essencial da vida de todo estudante americano no time do colégio.
Claro, quando se trata de trajes de torcida e dança, há muita diferença. Os uniformes das líderes de torcida são compostos principalmente por saias, collants, laços, shorts, calções e o acessório imperdível – pompons.
O traje de um dançarino varia de acordo com as diversas formas de dança e as exigências que essas formas de dança possuem. As roupas de dança para balé são muito diferentes do jazz, assim como a exigência de roupas de dança para o flamenco. Porém, as peças de dança mais utilizadas são collant, saias, collants, saias, sapatilhas, tutus, a lista é interminável.
Evolução dos uniformes das líderes de torcida:
Assim como a evolução das roupas de dança ao longo dos tempos, os uniformes das líderes de torcida também passaram por muitas mudanças ao longo dos anos. As líderes de torcida, por serem um esporte coletivo, possuem uniformes que se diferenciam pelas cores e mascotes oficiais do time e isso realmente deixa o usuário muito orgulhoso de estar representando o time de sua escola ou faculdade.
Durante o início de 1900, os uniformes das líderes de torcida eram bastante tradicionais e modestos. Eram até volumosos considerando que eram feitos de lã ou xadrez. A única característica padrão nessa época eram as iniciais da escola costuradas no uniforme para distinguir claramente os times uns dos outros.
Essas roupas volumosas de líderes de torcida deram lugar a outras mais confortáveis e funcionais durante as décadas de 1960 e 1970, com saias mais longas sendo substituídas por saias na altura do joelho e saias de algodão substituindo o tecido de lã.
O estilo desses uniformes também sofreu algumas mudanças com os suéteres redondos e com decote em V. A tendência mudou para ser mais atlético nesta época. Outra mudança marcante foi que os uniformes foram ajustados ao corpo, tornando-os muito estilosos e bastante ousados para aquela época.
Até os calçados das líderes de torcida passaram por uma metamorfose, passando de sapatos de sela ou lona rasa para tênis esportivos e isso permitiu maior liberdade de movimentos para todos os movimentos e saltos.
As décadas de 1980 e 1990 viram novamente uma mudança dramática nos uniformes das líderes de torcida à medida que se tornaram mais atléticos, elegantes e funcionais. As líderes de torcida usavam saias curtas pregueadas na altura dos joelhos, combinadas com camisas abotoadas. Outra tendência interessante entre as líderes de torcida foram as meias largas e os tênis Ked.
Uniformes modernos de líderes de torcida – O básico:
Com o advento da tecnologia de polímeros e dos tecidos de poliéster, a mudança de paradigma no estilo das líderes de torcida ficou ainda mais emocionante. Materiais da nova era, como lycra e spandex, estão sendo transformados em roupas esportivas e atléticas, e os uniformes das líderes de torcida também foram adaptados para atender às necessidades das dinâmicas equipes de líderes de torcida.