Os vestidos vêm em uma variedade de comprimentos, estilos e formas diferentes, e o vestido midi soltinho é um tipo de vestido muito distinto que só pode ser reconhecido por alguém que conhece. Neste artigo, explicarei o que aprendi sobre o mundo dos vestidos midi, incluindo o que os torna vestidos midi, qual o comprimento que normalmente têm, quão relevantes são para o cenário da moda atual, as melhores maneiras de use-os em diferentes situações e como eles diferem de outros tipos de vestidos que existem.
O que é um vestido midi?
Um vestido midi é um termo inclusivo para qualquer estilo de vestido com bainha de saia que atinge o meio entre o joelho e o tornozelo. A palavra “midi” vem da palavra “meio”, significando como a bainha fica na metade da perna, no meio da panturrilha ou no meio da panturrilha.
A imagem abaixo ilustra como um vestido midi deve caber em você em relação às proporções do seu corpo e altura geral. Quando a bainha do vestido ficar a alguns centímetros do meio da panturrilha e ainda se ajustar ao resto do corpo, você saberá que é um vestido midi.
De onde vieram os vestidos midi?
O vestido midi foi ganhando espaço na moda aos poucos. Antes de 1910, as bainhas dos vestidos eram estritamente até o chão, mas tornaram-se cada vez mais curtas durante a Primeira Guerra Mundial para as mulheres trabalhadoras com a ajuda da estilista francesa Coco Chanel, de acordo com a jornalista de moda Caroline Young em seu livro “Living with Coco Chanel”.
Após a sua introdução na década de 1910, foi ofuscado pouco depois pelos vestidos na altura dos joelhos associados ao movimento melindroso da década de 1920, durante um período conhecido como “The Roaring 20s”. Somente em 1947, quando Christian Dior estreou sua coleção “New Look”, é que o vestido midi foi amplamente adotado pelas mulheres em meio a uma crescente variedade de comprimentos de vestidos socialmente aceitáveis. (Olds, Lauren, 2001, “Segunda Guerra Mundial e Moda: O Nascimento do Novo Visual)
O vestido midi foi ofuscado mais uma vez com a chegada do minivestido, popularizado por Mary Quant na década de 1960. No entanto, na década de 1970, assistiu-se a um renascimento associado à tendência crescente de roupas “vintage” e inspirado por designers como Jean Muir, que reintroduziu vestidos de estilo nostálgico na altura da panturrilha. (Museu do Design, 2009)
Qual é o comprimento de um vestido midi?
O comprimento de um vestido midi depende da altura de quem o usa. Tomando a altura média de uma mulher, atualmente com 163 cm (5 pés e 4 polegadas) de altura e uma altura de ombro de 132 cm (52 polegadas), o comprimento aproximado de um vestido midi médio fica na faixa de 40 a 44 polegadas, ou 102-112 centímetros.
Os vestidos midi fazem você parecer mais alta?
Não há evidências que digam que os vestidos midi fazem você parecer mais alto; no entanto, foi sugerido que os vestidos midi criam um efeito de alongamento com uma silhueta longa e contínua que vai do ombro ao joelho.
Há outros fatores a serem considerados se você pretende parecer mais alto em um vestido midi, como o padrão do vestido, os acessórios que você usa que quebram a silhueta, os sapatos que você usa e sua postura geral. Um vestido midi por si só pode não fazer você parecer mais alta, mas quando usado em combinação com outros elementos, pode criar a ilusão de altura, mesmo em uma mulher pequena.
Os vestidos midi ficam bem em mulheres pequenas?
Sim, os vestidos midi ficam bem em mulheres pequenas, mas depende do estilo do vestido e de como é usado.
Por exemplo, um vestido midi com cintura justa e uma saia levemente larga pode ajudar a criar a ilusão de uma silhueta mais longa e esbelta. Um vestido midi com corte largo ou quadrado pode sobrecarregar uma estrutura pequena, e uma saia muito volumosa pode ampliar sua silhueta e fazer você parecer mais baixa.
Usar um vestido midi com salto ou cunha pode ajudar a alongar sua figura. E crie a ilusão de altura. Prestar atenção no comprimento do vestido e garantir que a bainha fique abaixo da parte mais larga da panturrilha pode ajudar a manter as linhas do seu look verticais e, portanto, chamar a atenção para cima.
Usar um vestido midi que combine com seu tipo de corpo e caiba bem em você, independentemente da sua altura, causa uma boa impressão.